A semiótica visual entre princípios gerais e especificidades: a partir do Groupe μ

Autores

  • Maria Giulia Dondero FNRS – Universidade de Liège

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2015.111091

Palavras-chave:

Substância da expressão, Corporeidade, Textura, Fotografia, Pintura, Autografia / Alografia

Resumo

Este texto visa a destacar os avanços mais importantes da semiótica visual do Groupe μ,relacionando- os com pesquisas atuais em semiótica pós-greimasiana, sobretudo com a semiótica de Jacques Fontanille sobre a corporeidade (Corps et sens, 2011) e sobre as práticas (Pratiques sémiotiques, 2008). Abordando, por um lado, as tensões entre o caráter geral e transferível dos conceitos de uma linguagem a outra – objetivo de uma retórica geral, para o Groupe μ –, e, por outro, a consideração das especificidades de cada linguagem, exigência que a análise do plano da expressão da imagem torna pertinente em semiótica contemporânea, a pouco lembrada questão da substância da expressão, principalmente em seus desdobramentos texturais, ocupará o centro deste artigo.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

A semiótica visual entre princípios gerais e especificidades: a partir do Groupe μ. (2015). Estudos Semióticos, 11(3), 53-62. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2015.111091