Enunciados de estímulo à cultura participativa na TV Globo e a formação de um acontecimento discursivo

Autores

  • Diego Gouveia Moreira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.120537

Palavras-chave:

Nova classe trabalhadora, Acontecimento discursivo, Cultura participativa, TV Globo

Resumo

A televisão vem passando por diversas mudanças, provocadas, entre outros fatores, pela cultura participativa. No Brasil, a TV Globo também se reposicionou para continuar atraindo a atenção de sua audiência. Este artigo problematiza como os discursos de estímulo à cultura participativa constituem um acontecimento discursivo, nos termos de Michel Foucault (2007), diante da ordem do discurso da TV Globo. Para mostrar isso, são apontadas como condições de existência desses novos enunciados: a cultura da convergência e a ascensão de uma nova classe consumidora no país. Esses vetores são os dois que julgamos mais importantes para compreender o reposicionamento da TV Globo. Um deles diretamente ligado às transformações do ecossistema midiático e outro mais associado às mudanças no campo social e cultural. O objetivo é mostrar que o reposicionamento da Globo e a instauração de discursos de estímulo à participação se deram a partir do surgimento de uma nova classe social e também da própria cultura da convergência, sendo esta ligada ao ecossistema midiático, e aquela a mudanças no campo social e cultural. Ao longo do trabalho, são discutidas teorias sobre televisão, cultura da convergência, cultura participativa, estudos sobre a nova classe consumidora e postulações sobre acontecimento discursivo. Diante disso, é traçado um panorama das transformações empreendidas pela emissora para se aproximar dessa nova classe e também para atender as demandas da cultura da convergência. Ao final, constata-se que a principal resposta dada pela emissora foi o investimento em estratégias transmídias, diversos programas de engajamento propostos pelos produtores (destinador corporativo/institucional) aos consumidores (destinatários), explorando suas competências para buscar e articular conteúdos nas diversas mídias e plataformas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Gouveia Moreira, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista e professor do Núcleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco nos cursos de Comunicação Social (com ênfase em mídias sociais e produção cultural) e Design.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Moreira, D. G. (2016). Enunciados de estímulo à cultura participativa na TV Globo e a formação de um acontecimento discursivo. Estudos Semióticos, 12(1), 55-67. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.120537

Edição

Seção

Artigos