Um estudo semiótico de The Couple in the Cage: A Guatinaui Odyssey
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.120538Palavras-chave:
Performance, Arte, SemióticaResumo
Esse artigo discute a performance enquanto manifestação artística. Diante da dificuldade de precisar as características gerais desse gênero experimental, utilizei a semiótica como principal ferramenta para analisar um ato performático e compará-lo a outras duas obras, a fim de destacar a existência de fenômenos recorrentes nos diferentes casos. Por meio de uma abordagem greimasiana, foi analisada a obra “The Couple in the Cage: A Guatinaui Odyssey”, um ato performático realizado no ano de 1992, por dois artistas lanito-americanos, Guillermo Gomez-Peña e Coco Fusco, os quais, vestidos como aborígenes, trancaram-se em uma jaula e passaram três dias compondo parte do acervo de museus da Europa, EUA e México. A performance em questão foi comparada com “Rape Scene” (1973), da artista Ana Mendieta, e “First Woman at the Moon” (1999), realizada por Aleksandra Mir, sendo um dos principais objetivos dessa investigação o levantamento de elementos comuns a todas as obras, possibilitando uma observação mais precisa de tais fenômenos a fim de demonstrar que tais obras possuem aspectos por meio dos quais é possível agrupá-las na categoria “performance”, pois essa linguagem se difere de outras manifestações artísticas (como a música, teatro, pintura, etc.) e garante sua autonomia por meio de uma série de características próprias ao gênero.Downloads
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Copyright (c) 2016 Maria Vitória Laurindo Siviero

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