Entre o sensível e o inteligível: paixão e memória em <i>Dois irmãos</i> e em <i>Leite derramado</i>

Autores

  • Silvia Maria de Sousa Universidade Federal Fluminense
  • Cinthia Paes Virginio Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2017.132897

Palavras-chave:

discurso memorialístico, paixões, tensividade, Dois irmãos, Leite derramado.

Resumo

O artigo investiga o discurso empreendido por meio da estratégia memorialística pelos narradores dos romances Dois irmãos, de Milton Hatoum, e Leite derramado, de Chico Buarque. A partir do exame dos aspectos sensíveis presentes nesses textos, busca-se analisar de que forma as paixões projetadas no discurso organizam a narrativa e regem a apresentação das memórias. Seguindo ritmos distintos, as lembranças evocadas assumem um papel fundamental na constituição do discurso dos narradores Nael (Dois irmãos) e Eulálio (Leite Derramado), seja devido às experiências postas em cena ou à intencionalidade que reveste a narrativa desses sujeitos. O estudo da arquitetura do discurso desses romances revela mais do que dois sujeitos que querem contar suas histórias de vida, cada um a seu modo, daí a necessidade de a análise considerar os aspectos sensíveis do texto.  Compreende-se, assim, a narrativa a partir da projeção da carga passional que toma esses sujeitos, alterando a condição de existência de cada um deles e instituindo, então, projetos enunciativos marcados por essa particularidade. Para isso, a análise seguirá os princípios da semiótica discursiva, enfatizando a abordagem tensiva, a partir da qual serão discutidos os efeitos de sentido de minimização e recrudescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Maria de Sousa, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta de Linguística no Departamento de Ciências da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense

Cinthia Paes Virginio, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Sousa, S. M. de, & Virginio, C. P. (2017). Entre o sensível e o inteligível: paixão e memória em <i>Dois irmãos</i> e em <i>Leite derramado</i>. Estudos Semióticos, 13(1), 16-27. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2017.132897

Edição

Seção

Artigos