Entre ilusão e segredo: forma de vida do ator homem “do lar” em Borralheiro, de Fabrício Carpinejar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.134722Palavras-chave:
Ator homem “do lar”, Forma de vida, Crônicas literárias, HumorResumo
Com base no referencial teórico-metodológico da semiótica francesa, o presente artigo busca compreender como o ator homem “do lar” é construído no livro de crônicas Borralheiro, de Fabrício Carpinejar. Para tanto, analisa-se, além do papel actancial que o instaura como actante-sujeito, os papéis temáticos e patêmicos responsáveis pela sua individuação, bem como a constituição de uma nova forma de vida que ele assume (ou não) na interação com o outro. Como hipótese principal, uma possível tensão entre um modo de parecer e um modo de ser, tensão que conduz à verificação de possíveis simulações e/ou dissimulações na configuração da nova forma vida. Nessa verificação, explora-se, ainda, o humor como estratégia de uma práxis enunciativa que busca desestabilizar formas fixas (no caso, estereótipos socioculturais) e sensibilizar o enunciatário para a emergência de novas maneiras de “ser homem”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.