As paixões na canção popular: percursos semióticos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.134738Palavras-chave:
Discurso, Semiótica das paixões, Semiótica da canção, Passionalização, Samba-cançãoResumo
Neste artigo, pretendemos, a princípio, apresentar um roteiro do percurso teórico da semiótica das paixões e, a seguir, demonstrar a aplicação de suas propostas na análise de canções. Para isso, partindo dos princípios da “semiótica da ação”, fundada sobre o esquema narrativo e o fazer do sujeito, descreveremos o percurso teórico realizado em busca da compreensão dos estados passionais do sujeito, o que levou os semioticistas a se dedicarem aos estudos das modalidades do ser e às estruturas profundas do percurso gerativo, conjunto teórico esse intitulado semiótica das paixões. Com base nessas propostas para o estudo dos estados passionais do sujeito, tomaremos como objeto de análise canções representativas do samba-canção, gênero musical que valorizou ao extremo a representação dos estados passionais em suas letras e explorou intensamente a passionalização em suas melodias. Tendo em vista a importância da teoria semiótica francesa para os estudos discursivos, o conhecimento de seus princípios, de sua evolução e de suas contribuições é fundamental para que se possa compreender as suas possibilidades e potencialidades, com destaque para as pesquisas sobre as linguagens sincréticas, particularmente a canção.
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