Práticas de vida. Entre Semiótica, comunicação e política

Autores

  • Paolo Demuru Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2017.138409

Palavras-chave:

práticas, semiótica, comunicação, política

Resumo

O objetivo do presente artigo é reafirmar e debater a necessidade de uma perspectiva sociosemiopolítica e semiótico-comunicacional no estudo das práticas de vida. Defende-se a tese de que tal abordagem deveria fundar-se em dois movimentos teórico-metodológicos: (i) na edificação de pontes entre a análise de micro e a análise de macro configurações de sentido, que revelem os elos que as práticas tecem com outras práticas, textos, discursos e ideologias do universo ou dos universos socioculturais em que se inscrevem, a fim de desvendar as relações de força que se escondem nos meandros da existência, bem como as resistências que os sujeitos lhe opõem; (ii) no vínculo entre a análise das práticas “em ato” e à análise de suas representações discursivas, sejam estas produzidas pelos sujeitos nelas envolvidos ou por enunciadores externos. Nesta perspectiva, o que define a identidade de uma prática não é apenas o ato performativo ou a cena predicativa “em si”, mas também as narrações – principalmente, hoje em dia, as narrações midiáticas, tanto das velhas quanto das novas mídias digitais – que, de algum modo, a instruem, a moldam e a dirigem, contribuindo, para usarmos os termos de Paul Ricoeur, a configurar, refigurar e, muitas vezes, prefigurar seu sentido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paolo Demuru, Universidade Federal de Pernambuco
    Pesquisador Pós-Doc do Programa de Pós Gradução em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, onde também ministra cursos de graduação e pós-graduação. Pós-Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Semiótica pela Universidade de Bologna e doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Autor do livro Essere in gioco. Calcio e cultura tra Brasile e Itália; (Bononia University Press, 2014) e de diversas publicações científicas internacionais .

Downloads

Publicado

2017-09-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Práticas de vida. Entre Semiótica, comunicação e política. (2017). Estudos Semióticos, 13(1), 28-39. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2017.138409