Da anestesia à estesia: o acontecimento na letra da canção “A banda”

Autores

  • Marcela Ulhôa Borges Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2017.138412

Palavras-chave:

acontecimento, continuidade, tensividade, “A banda”, Chico Buarque

Resumo

A publicação de Da imperfeição (2002), de Algirdas Greimas, fez com que a problemática do aconteci- mento emergisse dentro da teoria semiótica, chamando atenção para a necessidade de se colocar em relevo o estudo da continuidade, que, até então, havia sido deixado em segundo plano. A semiótica passou assim a direcionar suas preocupações para o universo do sensível, de modo a deixar-se influenciar pelas teorias fenomenológicas. Nessa nova configuração, Claude Zilberberg traz o acontecimento para o centro de suas preocupações e passa a abordá-lo sob a perspectiva da tensividade, desenvolvendo, assim, um instrumental de análise que passou a contribuir também para o estudo de narrativas que nascem do excesso. Este artigo tem como objetivo evocar esse arcabouço teórico desenvolvido em torno do acontecimento para analisar a letra da canção “A banda” (2007), de Chico Buarque, que apresenta o evento extraordinário em sua centralidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcela Ulhôa Borges Magalhães
    Doutora em Estudos Literários, na linha Relações Intersemióticas, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; (UNESP-FCLAR- Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara), com período Sanduíche na Universidade de Paris 8, França. Mestre em Estudos Literários também pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP), com período sanduíche na Universidade de Winnipeg. Graduada em Letras (Licenciatura e Bacharelado Português-Francês) também pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da anestesia à estesia: o acontecimento na letra da canção “A banda”. (2017). Estudos Semióticos, 13(1), 73-81. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2017.138412