Contribuições da semiótica greimasiana para a estratégia empresarial

Autores

  • Paulo Eduardo Lopes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.144313

Palavras-chave:

Semiótica greimasiana, administração de empresas, estratégia, planejamento

Resumo

O artigo relata experiências reais de emprego da semiótica greimasiana para a gestão estratégica numa empresa do setor financeiro, buscando mostrar a produtividade da proposta teórico-metodológica de Greimas nesse domínio. Diferentemente do que ocorre com a maioria das iniciativas anteriores – que privilegiam áreas ligadas ao marketing, como o branding e a propaganda –, este trabalho focaliza contribuições teóricas para a redefinição de conceitos e o desenvolvimento de novos métodos para práticas administrativas, como o modelo de relacionamento com clientes, a análise do macroambiente e o processo de planejamento estratégico.

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Biografia do Autor

  • Paulo Eduardo Lopes

    Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-03-14

Como Citar

Contribuições da semiótica greimasiana para a estratégia empresarial. (2018). Estudos Semióticos, 14(1), 83-107. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.144313