Semiótica discursiva e comunicação: questões sobre linguagem, texto e interação

Autores

  • Conrado Moreira Mendes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.149044

Palavras-chave:

Semiótica discursiva, Comunicação, Linguagem, Texto, Interação

Resumo

No presente artigo, articulam-se os campos da semiótica discursiva e da comunicação em torno dos conceitos de linguagem, texto e interação. Para tanto, em primeiro lugar, aborda-se o papel da linguagem como principal ponto de interseção entre essas duas áreas. Posteriormente, considera-se a constituição do viés comunicacional, graças ao qual se constrói o objeto desse campo para, em seguida, localizar o papel da semiótica como dinâmica da comunicação, sob a perspectiva dessa última. Logo depois, inverte-se essa lógica e se concebe uma noção semiotizada de comunicação (como processo, práxis), segundo a qual, o texto é muito mais que um objeto de onde se depreende a significação; pelo texto, para além da significação stricto sensu, depreende-se o simulacro de todos os elementos do processo comunicativo. Finalmente, aborda-se a relação entre comunicação e semiótica a partir do conceito de interação, considerando-se a especificidade de como cada campo encara tal conceito, para, então, apresentar os quatro regimes de interação e sentido concebidos pela sociossemiótica de Eric Landowski: a programação, a manipulação, o ajustamento e o acidente, os quais constituem uma sintaxe geral da interação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Conrado Moreira Mendes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

    Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mendes, C. M. (2018). Semiótica discursiva e comunicação: questões sobre linguagem, texto e interação. Estudos Semióticos, 14(3), 16-31. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.149044