Semiótica discursiva e Educação básica: um diálogo possível e necessário
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.181019Palavras-chave:
Formação de professores, Demandas de ensino-aprendizagem, BNCC, Semiótica discursiva.Resumo
Com base em uma problematização de questões envolvidas na formação profissional de professores, propomos discutir as contribuições que a Semiótica Discursiva tem a oferecer à eficiência qualitativa da ação docente no contexto atual. Trataremos tanto do que se refere à competencialização no domínio de conhecimentos específicos do ensino de língua materna, quanto da preparação didática para isso, procurando mostrar que, por aumentar a competência de análise dos diferentes tipos de texto, a proposta teórico-metodológica da Semiótica favorece um modo eficaz de trabalhá-los em sala de aula. A atenção ao processo de formação docente e ao que se pode trazer para essa etapa como alguma colaboração importa, sobretudo, quando constatamos que o professor é a peça-chave no processo de transposição didática, ponto de articulação entre os saberes aí em jogo: o saber acadêmico-científico de referência, o saber a ensinar e o saber ensinado.
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