O andamento tensivo em Água viva, de Lispector: do improviso jazzístico a uma [quase] aria cantabile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.186134

Palavras-chave:

Andamento tensivo, Lispector, Água viva, Semiótica, Literatura brasileira

Resumo

Partindo da abordagem que coaduna as investigações sobre o contínuo e o descontínuo nos mais recentes estudos discursivos, valemo-nos de Claude Zilberberg e de Luiz Tatit para nos acercar do andamento que tece um ritmo entoativo no discurso lispectoriano em Água viva. A obra, publicada em 1973, trata de esboços e de um ensaio sobre o instante exemplar contido em cada instante trivial. Como se manipulasse um caleidoscópio de temas atemáticos, a enunciação os reúne em uma espécie de diário afetivo, que lhes confere ordenamento, sensibilidade e ampliação de sentidos. O discursoentoação revela a cifra tensiva e, em última instância, inscreve o éthos e o estarno-mundo do referido enunciador, posicionando-o a partir da presença marcante de um ser em construção e em busca de perguntas em lugar de respostas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando de Freitas Moreira, Universidade de São Paulo

    Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São
    Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Referências

AGOSTINHO [Santo Agostinho]. Confissões. São Paulo: Abril cultural. Coleção Os pensadores. vol. 6. 1973.

ARISTOTLE [Aristóteles]. Physics. Trad. Philip Wicksteed e Francis M. Cornford. The Loeb Classical Library. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1970. 2v. [livro VI].

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. 3 ed. São Paulo: Pontes, 1991 [1966].

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. São Paulo: Pontes, 2006 [1974].

BRELET, Gisèle. Le temps musical : essai d’une esthétique nouvelle de la musique. 2 éd. Paris: PUF, 1949.

CAMELO, Marcelo. Fez-se mar. In: 4 [álbum da banda Los hermanos]. Rio de Janeiro: Sony BMG Music, 2005. 1 CD (46 min.). Digital estéreo (04 min 12 s).

CANTÁBILE. In: Dicio, Dicionário online de Português [on-line]. Porto: 7graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/cantabile2/#:~:text=Significado%20de%20Cant%C3%A1bile,(origem%20da%20palavra%20cant %C3%A1bile). Acesso em: 28 dez. 2020.

CRESWELL, John. Research design: qualitative, quantitative and mixed methods Approaches. 2. ed. London: Sage, 2003.

DINES, Alberto. [Carta a Clarice Lispector, 1973]. In: MASTROBERTI, Paula. A palavra em quarta dimensão: leituras de Água viva, de Clarice Lispector. Letrônica [on-line]. Porto Alegre, v. 2, n. 1, julho 2009, p. 317-318. Disponível em: (PDF) A palavra em quarta dimensão: leituras de Água viva, de Clarice Lispector (researchgate.net). Acesso em: 02 dez. 2020

EINSTEIN, Albert. Sobre a electrodinâmica dos corpos em movimento. In: LORENTZ, Hendrik Antoon.; EINSTEIN, Albert.; MINKOWSKI, Hermann. Princípio de relatividade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1958 [1905]. p. 47-86.

EINSTEIN, Albert. Näherungsweise Integration der Feldgleichungen der Gravitation. Berlim: Preussischen Akademie der Wissenschaften, 1916 [1915].

EINSTEIN, Albert. Äther und Relativitätstheorie. Berlim: Verlag von J. Springer, 1920.

FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e significação. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Discurso editorial, Humanitas/ FFLCH/ USP, 2001 [1998].

FRONCKOWIAK, Ângela. O ato de narrar. In: Clarice Lispector: a narração do indizível. Porto Alegre: Artes e Ofícios: EDIPUC, 1998, p. 65-74.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. Trad. Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017 [1987].

GREIMAS, Algirdas Julien. In: ZILBERBERG, Claude. Elementos de Semiótica tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011 [2006], p. 12.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Cultrix, 1983 [1979].

GREIMAS, Algirdas Julien; FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões. Dos estados de coisas aos estados de alma. Trad. Maria José Rodrigues Coracini. São Paulo: Ática, 1993 [1991].

HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Trad. José Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Perspectiva, 2013 [1943].

LIBRANDI ROCHA, Marília. Escritas de ouvido na literatura brasileira. Literatura e Sociedade [on-line]. São Paulo, v. 19, n. 19, p. 131-148, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i19p131-148. Acesso em: 02 jan. 2021. LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998 [1973].

LOPES, Ivã Carlos. Semiótica e morfodinâmica. Uma busca e suas vicissitudes. Texto livre: linguagem e tecnologia [on-line]. v. 7, n. 1, p. 185-194, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.185-194. Acesso em: 05 dez. 2020.

MINKOWSKI, Hermann. The Principle of relativity [Raum und Zeit]. Nova York: Dover Publications, 1923 [1908].

MOREIRA, Fernando de Freitas. Transfigurando o código: a presença sensível na ressignificação da palavra em seu deslimite. 2021, 145 p. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-24052021-191446/pt-br.php. Acesso em: 05 abr. 2021.

MORIN, Edgar. Conhecimento, ignorância, mistério. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020 [2017].

MYUNG, John. Learning to live. In: Images and Words [álbum da banda Dream theater]. Nova York: ATCO –Atlantic Recording Corp. / Warner Music Brasil Ltda, 1992. 1 CD (57 min.). Digital estéreo (11 min 30 s).

NEWTON, ISAAC. The Principia: mathematical principles of natural philosophy. Berkeley: University of California Press, 1999 [1687].

PRADO JÚNIOR, Plínio Walder. O impronunciável: notas sobre um fracasso sublime. Remate de males, Campinas, n. 9, p. 21-29. 2015 [1989]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636558/4277. Acesso em: 12 dez. 2020.

PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. Trad. Jasna Paravich Sarhan, Rio de Janeiro: Forense/Universitária, 1984 [1928].

ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade. Trad. Rafael Silveira. São Paulo: Unesp, 2019 [2005].

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. Trad. de Antônio Chelini; José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 27 ed. São Paulo: Cultrix, 2006 [1916].

SBARDELLINI, Luís Augusto. O continuum, os reais e o conceito de homogeneidade. 2005. 123 p. Tese [Doutorado em Filosofia], Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2005. Disponível em http://www.cle.unicamp.br/prof/coniglio/PhD-Luis.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.

TATIT, Luiz. Bases do pensamento tensivo. Estudos semióticos [on-line]. Editores Responsáveis: Ivã Carlos Lopes, José Américo Bezerra Saraiva e Eliane Soares de Lima. Volume 15, Edição Especial, São Paulo, abril de 2019, p. 11–26. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.156045. Acesso em: 23 fev. 2021.

TATIT, Luiz. Semiótica à luz de Guimarães Rosa. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.

ZILBERBERG, Claude. Elementos de Semiótica tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011 [2006].

ZILBERBERG, Claude. Razão e poética do sentido. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Edusp, 2006 [1988].

ZILBERBERG, Claude. Relativité du rythme. Protée, vol. 18, n. 1, 1990. In: TATIT, Luiz. Bases do pensamento tensivo. Estudos semióticos [on-line]. Editores Responsáveis: Ivã Carlos Lopes, José Américo Bezerra Saraiva e Eliane Soares de Lima. Volume 15, Edição Especial, São Paulo, abril de 2019, p. 23. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980- 4016.esse.2019.156045. Acesso em: 23 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

O andamento tensivo em Água viva, de Lispector: do improviso jazzístico a uma [quase] aria cantabile. (2022). Estudos Semióticos, 18(1), 115-134. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.186134