O inesperado na espera esperada: relações entre música, escapatória, fratura e cinema a partir da semiótica greimasiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.186431

Palavras-chave:

Música, Semiótica, Greimas, Estética, Cinema

Resumo

O presente artigo busca abrir frentes de discussão para repensar a fruição musical de maneira a dar uma possível resposta de cunho prático a uma reflexão feita pelo semioticista Algirdas Julien Greimas em sua obra Da Imperfeição (2002, p. 86), lançada em 1987: “Entre as práticas do gosto socializado, que conduzem à usura das categorias estéticas, e o grande evento, que talvez acontecerá, existirá um caminho pessoal por traçar?” Problematiza-se, dessa maneira, os modos de vivência – principalmente os modos de vivência estética. Diante dessa provocação pontual, a evocar o assunto da originalidade, valemo-nos da proposta semiótica da referida obra – com ênfase nos conceitos de “escapatória” e “fratura” – e da linguagem e do discurso figurativo do cinema – mais precisamente do filme Begin again (Mesmo se nada der certo, 2013, dir. John Carney) – para, assim, por meio da experiência musical coalescente, vislumbrar algum caminho ansiado pela questão acima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Menezes Graça de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

AUGÉ, Gaspard; ROSNAY, Xavier de. Alakazam. Intérpretes: Gaspard Augé e Xavier de Rosnay. In: JUSTICE. Woman. Produção: Justice. Paris: Banger Records, Because Music, 2016. Álbum (54 min 10 seg). Faixa 3 (5 min 11 seg).

BERCHMANS, Tony. A música do filme: tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. 4. ed. São Paulo: Escrituras, 2012.

BUÑUEL, Luis. Cinema: instrumento de poesia. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal/ Embrafilmes, 1983, p. 333-337.

CANUDO, Ricciotto. La leçon du cinéma [L’Information, 1919]. In: MOREL, Jean-Paul ; DOTOLI, Giovanni (org.). L’usine aux images. Paris: Séguier Arte Éditions, 1995, p. 41-43.

CIMENT, Michel. Conversas com Kubrick. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac-Naify, 2013.

HOLANDA, Aurélio Buarque de. Dicionário Aurélio [on-line]. Disponível em: http://aurelio.ig.com.br/dicaureliopos/home.asp. Acesso em: 14 jun. 2021.

DESNOS, Robert. Os sonhos da noite transportados para a tela. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal/ Embrafilmes, 1983, p. 319-321.

ECO, Umberto. Os limites da interpretação. Trad. Pérola de Carvalho. – São Paulo: Perspectiva. 2012.

ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. Trad. Antônio de Pádua Danesi e Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2014.

FILHO, Rubens Ewald. Prefácio. In: BERCHMANS, Tony. A música do filme: tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. 4. ed. São Paulo: Escrituras, 2012, p. 11-13.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. Pref. e trad. Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Hacker, 2002.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

HARLARD, Eric. I-10. Intérpretes: Joshua Redman, Aaron Parks, Matt Penman, Eric Harland. In: JAMES FARM. James Farm. Produção: James Farm. Burbank: Nonesuch Records Inc., 2011. CD (69 min). Faixa 7 (4 min 31 seg).

HUPFELD, Herman. As Time Goes By. Intérprete: Doodley Wilson. In: Casablanca – original motion picture soundtrack. Produção: George Feltenstein e Bradley Flanagan. Los Angeles: Warner Records, 1997. CD (64 min). Faixa 20 (2 min 44 seg).

LANDOWSKI, Eric. De l’imperfection, o livro do qual se fala. In: GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. Pref. e trad. Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Hacker, 2002, p. 125-150.

LANDOWSKI, Eric. Viagens às nascentes do sentido. In: SILVA, Ignácio Assis (org.). Corpo e sentido: a escuta do sensível. São Paulo: EDUNESP, 1997, p. 21-43.

LEE, Geddy; LIFESON, Alex. Malignant narcissism. Intérpretes: Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson. In: RUSH. Snake and arrows. Produção: Nick Raskulinecz e Rush. Toronto: Anthem, 2007. CD (62 min 50 seg). Faixa 12 (2 min 17 seg).

LOESSER, Frank. Luck Be A Lady. Intérprete: Frank Sinatra. In: FRANK SINATRA. Sinatra '65: the singer today (compilação). Los Angeles: Reprise Records, 1965. Disco de vinil (29 min 05 seg). Lado B, faixa 11 (5 min 18 seg).

METZ, Christian. A significação no cinema. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1977.

MILLER, Ron; MURDEN, Orlando. For once in my life. Intérprete: Stevie Wonder. In: STEVIE WONDER. For once in my life. Produção: Henry Cosby, Don Hunter e Stevie Wonder. Los Angeles: Tamla Records, 1968. Disco de vinil (32 min 38 seg). Lado A, faixa 1 (2 min 16 seg).

OLIVEIRA, Ana Cláudia de. Prefácio. In: GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002, p. 9-14.

PENA, Rodolfo F. Alves. Hierarquia das cidades. PrePara ENEM [online], 2021. Disponível em: https://www.preparaenem.com/geografia/hierarquia-das-cidades.htm. Acesso em: 14 jun. 2021.

REALE, Manuella. O sabor do saber: divulgação científica em interação no Youtube. 165 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, FAFICLA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2018.

RICARDO, João; APOLINÁRIO, João. Primavera dos Dentes. Intérpretes: Ney Matogrosso, Gérson Conrad e João Ricardo. In: SECOS & MOLHADOS. Secos & Molhados. Produção: Moracy do Val. São Paulo: Gravadora Continental, 1973. Disco de vinil (30 min 54 seg). Lado A, faixa 5 (4 min 50 seg).

STRAUSS, Richard Georg. Also sprach Zarathustra, Op. 30 [2012].

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Szdziw4tI9o. Acesso: 8 out. 2021.

WHITE, Barry. Love’s Theme. Intérprete: Love Unlimited Orchestra. In: LOVE UNLIMITED ORCHESTRA. Rhapsody in White. Produção: Barry White. Los Angeles: 20th Century Records, 1974. Disco de vinil (38 min 37 seg). Lado B, faixa 8 (4 min 08 seg).

WISNIK, José Miguel. Algumas questões de música e política no Brasil. In: BOSI, Alfredo (org.). Cultura brasileira: temas e situações. 4. ed. São Paulo: Ática, 2002, p. 114-123.

XAVIER, Ismail (org.) A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal/ Embrafilmes, 1983.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Carvalho, C. M. G. de. (2021). O inesperado na espera esperada: relações entre música, escapatória, fratura e cinema a partir da semiótica greimasiana. Estudos Semióticos, 17(3), 291-305. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.186431