O percurso passional de Elena: da esperança à melancolia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.191991

Palavras-chave:

Paixão, Melancolia, Valor, Tensividade, Psicanálise

Resumo

Nossa análise tem como objeto de significação o documentário brasileiro Elena (2012), dirigido pela mineira Petra Costa. A obra aborda, de forma bastante pessoal, a relação da diretora com a memória da irmã, Elena, que comete suicídio aos vinte anos, no início da década de 1990. Trata-se de um texto fílmico no qual se sobressaem os estados de alma, as paixões. Somos envolvidos pela jornada afetiva de cada personagem. Assim, detendo-nos apenas no plano do conteúdo, pretendemos evidenciar o percurso passional de Elena, com ênfase na melancolia, que tem uma posição central nesta investigação, visto ser o estado que domina o sujeito até o fim de seus dias. Valemo-nos, pois, da Semiótica Francesa, levando em conta os avanços teóricos propostos por Zilberberg, que nos traz a noção de tensividade. Utilizamos também as formulações de Freud no ensaio Luto e melancolia (2011 [1914]), tendo em vista suas contribuições pertinentes aos nossos objetivos.

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Biografia do Autor

  • Joyce do Nascimento Lopes, Universidade de São Paulo

    Doutoranda do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2022-04-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O percurso passional de Elena: da esperança à melancolia. (2022). Estudos Semióticos, 18(1), 135-148. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.191991