Interação e cuidado materno: análise sociossemiótica de histórias de vida de estudantes da área de Letras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.198486Palavras-chave:
Maternidade, Formação acadêmica, Serviço de cuidado, Interação, SociossemióticaResumo
Este trabalho objetiva analisar, nas narrativas de formação de estudantes que também são mães e trabalhadoras, situadas na região Norte do Brasil, as interações no serviço de cuidado, que pode estar associado ao fazer de mulheres ou de uma comunidade. Para tanto, discute-se sobre o trabalho e sobre a participação das mulheres no espaço público e privado, a partir das contribuições das teorias sociológicas, da historiografia e dos estudos do discurso, mobilizando as categorias de análise da sociossemiótica para compreender como se dão as relações mais ou menos hierarquizadas ou ritualizadas nos discursos desses sujeitos na sua atuação em diferentes âmbitos. Ao longo da formação, as estudantes que vivenciam a maternidade fazem uso de diferentes estratégias para garantir a permanência na universidade, tendo em vista suas rotinas de estudos e, tantas vezes, de trabalho. Assim, ao ser configurada uma comunidade de cuidado em diversos espaços, em interação regida pela sensibilidade, emergem-se novas possibilidades, menos excludentes, para as estudantes-mães, de pertencimento à vida acadêmica e ao âmbito público.
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