Interação e cuidado materno: análise sociossemiótica de histórias de vida de estudantes da área de Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.198486

Palavras-chave:

Maternidade, Formação acadêmica, Serviço de cuidado, Interação, Sociossemiótica

Resumo

Este trabalho objetiva analisar, nas narrativas de formação de  estudantes que também são mães e trabalhadoras, situadas na região Norte do  Brasil, as interações no serviço de cuidado, que pode estar associado ao fazer  de mulheres ou de uma comunidade. Para tanto, discute-se sobre o trabalho e sobre a participação das mulheres no espaço público e privado, a partir das  contribuições das teorias sociológicas, da historiografia e dos estudos do  discurso, mobilizando as categorias de análise da sociossemiótica para  compreender como se dão as relações mais ou menos hierarquizadas ou  ritualizadas nos discursos desses sujeitos na sua atuação em diferentes  âmbitos. Ao longo da formação, as estudantes que vivenciam a maternidade  fazem uso de diferentes estratégias para garantir a permanência na  universidade, tendo em vista suas rotinas de estudos e, tantas vezes, de  trabalho. Assim, ao ser configurada uma comunidade de cuidado em diversos  espaços, em interação regida pela sensibilidade, emergem-se novas  possibilidades, menos excludentes, para as estudantes-mães, de pertencimento  à vida acadêmica e ao âmbito público. 

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Biografia do Autor

  • Naiane Vieira dos Reis, Instituto Federal do Ceará

    Doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, Brasil. Professora do  Instituto Federal do Ceará, campus Crateús. Pesquisadora do grupo de estudos GESTO e integrante do  movimento feminista Coletivas Raimundas.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Interação e cuidado materno: análise sociossemiótica de histórias de vida de estudantes da área de Letras: . (2022). Estudos Semióticos, 18(3), 51-69. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.198486