Sobre a natureza da narrativa cinematográfica

Autores

  • Iúri Lotman Universidade de Tártu

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.199912

Palavras-chave:

Iúri Lotman, Semiótica do cinema, Cinelinguagem, Narrativa cinematográfica

Resumo

O ensaio Sobre a natureza da narrativa cinematográfica, de 1993, é um dos últimos trabalhos de Iúri Lotman que concentra suas reflexões sobre a arte cinematográfica, tema ao qual ainda em 1973 o semioticista havia dedicado o livro A semiótica do cinema e os problemas da estética cinematográfica (na tradução lusitana, Estética e semiótica do cinema). Segundo Lotman, a arte cinematográfica imita a estrutura de uma língua natural e, portanto, é uma arte essencialmente narrativa que elabora sua própria linguagem (cinelinguagem). Dentro de uma obra cinematográfica, vista como um texto, é possível destacar frases, tempos verbais e até mesmo rimas e anáforas. Lotman aponta ainda a dualidade complexa do enredo cinematográfico, composto por duas camadas: a “literária” – recontável em palavras e que, em certo sentido, coincide com o roteiro – e a camada puramente cinematográfica, que pode ser imaginada visualmente, mas não pode ser re-expressa em palavras.

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Biografia do Autor

  • Iúri Lotman, Universidade de Tártu

    (Petrogrado, 1922 - Tártu, 1993) Docente da Universidade de Tártu (Estônia). Semioticista, filólogo, historiador da literatura e da cultura russa. Um dos fundadores, na década de 1960, da Escola Semiótica de Tártu-Moscou.

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Publicado

2023-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lotman, I. (2023). Sobre a natureza da narrativa cinematográfica. Estudos Semióticos, 19(1), 01-14. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.199912