Enunciação musical e seus modos de existência: Gisèle Brelet e Iannis Xenakis sob a ótica tensiva

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.205932

Palavras-chave:

Enunciação musical, Modos de existência, Gisèle Brelet, Iannis Xenakis, Abordagem tensiva

Resumo

Os atos musicais constituem modos de viver a música, cujos processos realizam e dinamizam os elementos de sistemas e culturas musicais diversas. Para tratarmos dos modos de existências de uma enunciação musical que dê conta da diversidade de manifestações de uma práxis sonoro-musical coletiva, aproximaremos, sob a ótica da abordagem tensiva, dois pensamentos sobre o tempo musical: o da musicóloga e esteticista francesa Gisèle Brelet e o do compositor grego Iannis Xenakis. Com Brelet, traremos a síntese do ritmo, ou a ideia de uma “prosódia geral” da música, e duas definições de silêncio. Com Xenakis, nos valeremos das suas álgebras temporais (hors-temps, temporelle e
en-temps) para fazermos uma ligação com os modos de existência (virtualizado, atualizado, realizado e potencializado) tal como são pensados pela abordagem tensiva, desenvolvida por Jacques Fontanille e, principalmente, Claude Zilberberg. Por fim, apresentaremos três cenários de possíveis existências musicais da peça Mycenae-Alpha (1978) de Iannis Xenakis.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Cardoso Bonin, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Sonologia e Processos Criativos pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-04-27

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Artigos

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Como Citar

Bonin, G. C. (2023). Enunciação musical e seus modos de existência: Gisèle Brelet e Iannis Xenakis sob a ótica tensiva. Estudos Semióticos, 19(1), 81-106. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.205932