Alfabetização visual: uma abordagem arte-educativa para a contemporaneidade

Autores

  • Maria Márcia Costa Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49226

Palavras-chave:

arte-educação, alfabetização visual, contemporaneidade

Resumo

Diante da complexa realidade social contemporânea, a qual disponibiliza todo tipo de informação por meio dos mais variados sistemas linguísticos e aparatos tecnológicos, a escola necessita formar um cidadão capaz de interagir e se comunicar através de todos esses meios. Nesse contexto, uma linguagem constantemente utilizada é a visual. Ao situar a origem da linguagem visual na história da arte, tem-se a arte-educação como a principal responsável pelo ensino dos códigos linguísticos visuais – os quais constituem as imagens criadas e difundidas pelos diversos meios de comunicação. Dessa forma, este artigo propõe uma abordagem arte-educativa que auxilie os indivíduos na realização de uma leitura crítica das ideias e valores veiculados no mundo hoje através dessas imagens. Para tanto, analisa algumas das utilizações e aplicações dos conhecimentos visuais pelos meios de comunicação e pelo marketing. Em seguida, associa-os a conceitos e procedimentos criados no contexto artístico, evidenciando como a comunicação e o marketing se apropriam do repertório artístico, e mais, como o conhecimento prévio do universo da arte potencializa a qualidade da leitura que o indivíduo realiza dessas imagens. Conclui-se que a alfabetização visual amplia o olhar do indivíduo, o limite e a abrangência de sua percepção, sendo, portanto, imprescindível para uma atuação consciente e crítica na sociedade contemporânea.

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Publicado

2009-06-07

Como Citar

Oliveira, M. M. C. (2009). Alfabetização visual: uma abordagem arte-educativa para a contemporaneidade. Estudos Semióticos, 5(1), 17-27. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49226

Edição

Seção

Artigos