Como e por que dar aulas de semiótica on-line

Autores

  • Ana Cristina Fricke Matte Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49229

Palavras-chave:

web chat, plano da expressão, narrativa, ensino de semiótica, tecnologia

Resumo

Aula de semiótica num web chat, com computadores em classe ou a distância, isso é possível? Mais do que possível, é promissor, pois transforma a própria aula em objeto escrito, que pode ser retomado a qualquer momento, e em questionamentos, que podem ser desenvolvidos em discussões extraclasse pela turma. Este artigo discute uma metodologia de ensino de semiótica que se utiliza de web chats. Abarca desde a parte técnica, na qual são descritas as ferramentas utilizadas para criar as salas de aula virtuais e apresentados ambientes virtuais de aprendizagem, até as formas de adequação do espaço virtual do web chat para maximizar a experiência interativa entre professor e alunos e entre alunos, abordados principalmente na dimensão cognitiva da narrativa. A aula é vista como uma experiência necessariamente hierárquica entre destinador e destinatário, mas seguindo a abordagem semiótica com precisão, é entendida como um tipo de hierarquia na qual a participação de ambos os actantes é ativa e recíproca. São discutidas formas de avaliação e a relevância da utilização de recursos on-line inclusive para criar sentido comunicativo nos trabalhos realizados. Além disso, os papéis actanciais correspondentes são discutidos em diferentes situações de salas de aula, desde salas concretas até salas virtuais. O resultado do trabalho: uma participação massiva dos alunos, que se tornam moralizadores de sua atuação conjunta com o professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-07

Como Citar

Matte, A. C. F. (2009). Como e por que dar aulas de semiótica on-line. Estudos Semióticos, 5(1), 28-34. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49229

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)