Uma experiência de alfabetização semiótica: a produção de filmes de animação no contexto escolar

Autores

  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Linguística
  • Maria Antonia Ramos de Azevedo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49239

Palavras-chave:

alfabetização semiótica, expansão da escrita, linguagem audiovisual

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tal trabalho, efetuado em 2006, teve como perspectiva conhecer elementos específicos da linguagem audiovisual, assim como estratégias de/para a prática da leitura e a produção de textos audiovisuais, e identificar elementos que colaboram para uma alfabetização semiótica. Com esse objetivo, acompanhamos a realização da oficina, Animando com massinha, em uma escola municipal de São Paulo, localizada na Zona Oeste. Alunos e professores produziram um total de dezesseis filmes. A metodologia utilizada – estudo de caso – ofereceu condições, em situações reais de produção, de vivenciar a temática proposta. A análise mostrou que os alunos/ professores, ao confeccionarem seus filmes, fizeram uso de sistemas semióticos e de conhecimentos já adquiridos, ou seja, a construção das escritas contemporâneas está entrelaçada com outros sistemas semióticos. Além disso, constatamos que a compreensão dos elementos cinematográficos – a posição de câmera, o cenário, a iluminação, a manipulação dos personagens, etc. – é necessária para a construção de filmes de animação. Do estudo realizado, podemos afirmar: 1) apesar de desfrutarmos das escritas contemporâneas, ainda desconhecemos como são estruturadas; 2) embora o processo de alfabetização semiótica ocorra em situações não-escolares, ele não prescinde de um ensino sistematizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma experiência de alfabetização semiótica: a produção de filmes de animação no contexto escolar. (2009). Estudos Semióticos, 5(1), 114-122. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49239