A mulher de Capricho: uma análise do perfil das leitoras através dos tempos

Autores

  • Raquel Torres Gurgel Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49263

Palavras-chave:

perfil do enunciatário, imprensa feminina, revista Capricho

Resumo

A revista Capricho (Editora Abril) é considerada um marco do nascimento da grande imprensa feminina brasileira. Ela surgiu em 1952 como uma publicação quinzenal constituída por fotonovelas que tinham como público-alvo mulheres casadas ou em busca de um casamento. Durante muitos anos, as reportagens foram centradas na manutenção do lar, com dicas de como ser uma perfeita esposa e dona de casa. Nas últimas cinco décadas, Capricho passou por uma série de reformas gráficas e editoriais, que contribuíram, sobretudo, para alterar a idade de suas leitoras. Com a maior dessas reformas, nos anos 80, a publicação passou a ser voltada a adolescentes e adotou o slogan “A revista da gatinha”. Hoje, de acordo com o seu site eletrônico, Capricho tem a missão de “informar, entreter, formar e conectar a maior comunidade de garotas com estilo e atitude do país”. Usando a metodologia proposta pela semiótica de linha francesa, este trabalho procura verificar se a alteração na idade do público-alvo correspondeu, de fato, a uma mudança significativa no perfil do enunciatário da revista. A análise de edições publicadas entre 1971 e 2008 mostra que, apesar da diminuição da faixa etária das leitoras, a menina que lê Capricho hoje não está fundamentalmente tão distante do público de outrora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-06-07

Edição

Seção

Gradus

Como Citar

A mulher de Capricho: uma análise do perfil das leitoras através dos tempos. (2010). Estudos Semióticos, 6(1), 94-106. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49263