Canção e oscilações tensivas

Autores

  • Luiz Tatit Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Linguística

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49266

Palavras-chave:

semiótica, música, entoação

Resumo

A partir de um diagrama tensivo que nos aponta direções ora progressivas ora degressivas, tentamos mostrar aqui que a composição de canções oscila entre uma força entoativa, que lhes dá expressão figurativa, e uma forma musical, que lhes dá estabilidade sonora. O mesmo critério é utilizado para examinar os recursos temáticos e os recursos passionais normalmente empregados pelos compositores quando criam suas obras. Verificamos que, em todos os casos, há uma tendência geral de se evitar os pontos extremos indicados no diagrama.

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Publicado

2010-12-07

Como Citar

Tatit, L. (2010). Canção e oscilações tensivas. Estudos Semióticos, 6(2), 14-21. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49266

Edição

Seção

Artigos