Ecos do horror no humor: reflexões a respeito da noção de intericonicidade

Autores

  • João Marcos Mateus Kogawa Universidade Estadual Paulista J. M. Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49365

Palavras-chave:

análise do discurso, intericonicidade, humor, horror, teoria do riso

Resumo

A questão da inter-relação, constituição e circulação das imagens é algo a que o analista do discurso não pode ignorar se ele quer compreender o funcionamento discursivo na atualidade. Com efeito, as novas materialidades discursivas nos colocam face a novas formas do político. Nesse sentido, como compreender determinadas formas que circulam na Internet e que têm, como princípio, a produção de um humor politizado, que se constrói a partir da denegação do “politicamente correto”? O site de animações Mundo Canibal permite-nos evidenciar, problematizar e mobilizar um conceito que começa a se mostrar bastante produtivo no interior do campo da Análise do Discurso de linha francesa. Trata-se do conceito de intericonicidade pensado por Jean-Jacques Courtine e por Clément Chéroux. A partir da perspectiva de que a realidade de uma imagem é marcada pelo entrecruzamento de várias imagens, bem como de algumas noções da teoria do riso bergsoniana (cômico das formas, cômico dos movimentos, rigidez mecânica e flexibilidade atenta), buscamos compreender a estrutura constitutiva do humor (representado pelas imagens do site de animações) por meio da recorrência de formas e gestos inerentes ao campo do horror (materializado nas/pelas figuras de Jason, Freddy Krueger e Christine).

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Publicado

2012-06-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ecos do horror no humor: reflexões a respeito da noção de intericonicidade. (2012). Estudos Semióticos, 8(1), 53-65. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49365