As diferentes noções de código narrativo na obra de Roland Barthes: as translações de sentido em um conceito

Autores

  • Eliza Bachega Cassadei Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Linguística

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49366

Palavras-chave:

Barthes, código, narrativa, sentido

Resumo

Embora o conceito de código narrativo seja central na obra de Roland Barthes, podemos notar que o autor o utiliza a partir de acepções diversas. O objetivo do presente artigo é, justamente, analisar essas rearticulações em torno deste conceito em seus principais textos e relacioná-las com os diferentes modelos a partir dos quais Barthes entendeu a estruturação narrativa. Em um primeiro momento, o código é utilizado como modo de articulação da política na forma da narrativa, relacionando-o com a noção de escritura. Já em uma segunda fase, ele é utilizado como forma de estabelecimento de uma homologia entre a língua e a narrativa, em um momento em que o autor se filia abertamente ao modelo da análise estrutural. A partir de S/Z, contudo, o código é comparado a vozes que se organizam na tessitura do texto, levando ao estabelecimento de estruturas diversas que se interpõem para a formação da narrativa. Essas modificações na concepção do código narrativo implicam uma mudança de perspectiva na maneira como são entendidas as repetições e as translações de sentido na composição narrativa ao longo da obra barthesiana.

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Publicado

2012-06-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As diferentes noções de código narrativo na obra de Roland Barthes: as translações de sentido em um conceito. (2012). Estudos Semióticos, 8(1), 66-79. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49366