O ensino da língua materna e a semiótica: possibilidades de leitura e análise linguística de uma fábula

Autores

  • Sonia Merith-Claras UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49514

Palavras-chave:

semiótica, leitura, análise linguística, sala de aula

Resumo

Uma das responsabilidades atribuídas aos professores de língua portuguesa é a formação de alunos
capazes de ler, criticamente, diferentes gêneros discursivos que circulam na sociedade. Todavia, resultados de
indicadores como Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) têm apontado para índices
nada satisfatórios no que diz respeito à competência de leitura dos educandos brasileiros. Considerando
esse quadro, é possível inferir que a escola ainda carece de novos instrumentos teórico-metodológicos que
possam contribuir para a atuação do professor enquanto mediador no processo da leitura em sala de aula.
Como a Semiótica, de Algirdas Julien Greimas, linha francesa, insere-se entre as teorias que objetivam
descrever e explicar como os sentidos dos textos são produzidos, esta pode ser um referencial de apoio ao
professor na abordagem/ensino da leitura de diferentes textos no contexto escolar. Sendo assim, neste trabalho,
apresentaremos uma análise semiótica da fábula "O acordo (à maneira dos ... Turcos)", de Millôr Fernandes e,
posteriormente, discutiremos como os sentidos do referido texto poderão ser percebidos pelo educando durante
a análise da linguagem (análise linguística) e a construção/processo da leitura. Por fim, apontaremos algumas
sugestões de encaminhamento da leitura do texto bem como de reflexão e aprofundamento do conhecimento em
torno da linguagem (análise linguística) que poderão ser adotadas pelo professor como possível metodologia a
ser utilizada na compreensão do texto.

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Publicado

2012-12-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ensino da língua materna e a semiótica: possibilidades de leitura e análise linguística de uma fábula. (2012). Estudos Semióticos, 8(2), 58-66. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49514