Matéria e expressão no desenho a pastel seco
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49515Palavras-chave:
pastel seco, matéria, semiótica plásticaResumo
A estrutura material significante presente em um texto plástico esteve por muito tempo relegada a umsegundo plano nas artes plásticas. Mesmo na atualidade, as análises do plano da expressão tendem a privilegiar
as categorias eidéticas, cromáticas e topológicas, tradicionalmente responsáveis pela manifestação do discurso
plástico. O conceito de categoria matérica, cunhado pela semiótica plástica, prevê uma série de contrastes
matéricos, como /empastado/ vs. /diluído/ para uma tinta ou /áspero/ vs. /liso/ para uma superfície, por
exemplo. Entretanto, o emprego das oposições matéricas pode ser observado em meios de expressão cuja
materialidade é menos evidente: é o caso de trabalhos realizados com pastel seco, um bastão colorido para
desenho. Uma análise plástica do plano de expressão de desenhos produzidos na técnica do pastel seco pode
sublinhar o papel que as propriedades materiais têm no processo de significação do texto plástico. Por meio da
articulação de categorias semânticas do nível fundamental com categorias plásticas do nível de manifestação e
conceitos tensivos ligados à noção de ritmo em Zilberberg (2004, 2006), este artigo pretende destacar o valor e a
função dos contrastes matéricos na construção do sentido de obras de expoentes universais do desenho e da
pintura, como Monet, Redon e Toulouse-Lautrec.
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Publicado
2012-12-08
Como Citar
Cerdera, F. P. (2012). Matéria e expressão no desenho a pastel seco. Estudos Semióticos, 8(2), 67-75. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49515
Edição
Seção
Artigos
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