A imagem encantada: uma análise da persuasão a partir da leitura do plano de expressão da capa da revista Veja
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49518Palavras-chave:
semiótica visual, semi-simbolismo, emoção, persuasãoResumo
Neste estudo apresentaremos uma análise da capa da revista Veja, edição 2166, de 26 de Maio de 26de maio de 2010. A partir da perspectiva da semiótica visual, procuraremos verificar como o plano de expressão
manifesta o plano de conteúdo e por meio de quais recursos linguageiros isso se dá. Para cumprirmos este
objetivo nos valeremos especialmente de alguns conceitos teórico-metodológicos dos quais a semiótica visual
se vale; trata-se das noções de semissimbolismo, linguagem sincrética e plano de expressão. Nossa análise
procurará abordar os aspectos mais proeminentes no texto, com o objetivo de corresponder categorias dos dois
planos. O propósito é perceber na junção da expressão com o conteúdo o processo de textualização e os efeitos
de sentido oriundos desse processo. Dentre estes efeitos constata-se a visada argumentativa salientada na
capa em análise. Desse modo, o plano de expressão em estudo não se resume apenas a recursos estilísticos
utilizados com uma finalidade estética, acreditamos que se sobrepõe a isso o interesse de se gerar um potencial
patêmico. Percebemos que o enunciador filia sua imagem a uma ética-cidadã e assim, torna-se representativo
dessa voz. Nesse sentido, podemos falar numa orientação argumentativa dos recursos expressivos analisados,
que tendem a favorecer a persuasão, ou seja, o aceite do contrato imposto ao enunciatário-leitor, contrato
pautado em valores de ordem ética e que indicam o pertencimento à ordem social.
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Publicado
2012-12-08
Como Citar
Felicíssimo, M. (2012). A imagem encantada: uma análise da persuasão a partir da leitura do plano de expressão da capa da revista Veja. Estudos Semióticos, 8(2), 91-98. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2012.49518
Edição
Seção
Artigos
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