Crer e saber: relações de precedência e hierarquização

Autores

  • Eliane Domaneschi Pereira Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Linguística

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2014.83512

Palavras-chave:

crer, saber, precedência, hierarquização, enunciação

Resumo

Um dos principais parâmetros para o estabelecimento de uma relação de precedência entre os termos crer e saber encontra-se compreendido na instância da enunciação. A antecedência sintática do crer em relação
ao saber é apontada por Fontanille (1987, p. 55) como um dos pontos incontornáveis da distinção paradigmática entre crer e saber realizada por Greimas em Du Sens II (1983). De fato, podemos identificar que a antecedência sintática do crer encontra pertinência e aplicação quando nos voltamos às condições iniciais da comunicação intersubjetiva, em que estão pressupostos um “eu creio que” e, correlativamente, um “é preciso que você creia que eu creio que”. O estabelecimento de uma precedência dessa natureza forçosamente hierarquiza os termos no sentido de que ordena uma sequência para sua ocorrência no eixo cronológico em que o discurso se dá. Entretanto, ambas as modalidades, nessa abordagem, encontram-se no mesmo nível no percurso gerativo de sentido. Uma primeira evidência de que elas podem ocupar níveis distintos nesse percurso está no arranjo modal crer-saber, possível apenas graças à capacidade do crer em reger outro enunciado modal, característica
que o distingue das demais modalidades como aponta (Zilberberg, 2006, p. 160). Assim, buscamos discutir e analisar neste trabalho as relações de precedência e hierarquização que o crer e o saber podem assumir de
acordo com a teoria semiótica da Escola de Paris.

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Publicado

2014-08-08

Como Citar

Pereira, E. D. (2014). Crer e saber: relações de precedência e hierarquização. Estudos Semióticos, 10(1), 69-75. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2014.83512

Edição

Seção

Artigos