Modos de enunciação da cidade de São Paulo na mídia impressa

Autores

  • Simone Bueno da Silva PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2014.90147

Palavras-chave:

sociossemiótica, São Paulo, enunciação, discurso, interação

Resumo

O artigo propõe discutir, a luz dos estudos da Sociossemiótica francesa, os modos de enunciação da cidade de São Paulo na mídia impressa de grande circulação e os processos de midiatização. Para tanto, toma como objeto de análise importantes periódicos temáticos que se ocupam de falar da capital, destacando as revistas Veja São Paulo e Época São Paulo, além dos cadernos diários Metrópole, publicado no jornal O Estado de S. Paulo e Cotidiano da Folha de S. Paulo. Parte da análise de algumas constantes nos modos de enunciação
da cidade a partir de modalidades discursivas que circulam nessas publicações como formas invariantes, considerando os distintos enunciadores bem como as instâncias enunciativas, inscritas em uma enunciação coletiva. A análise dos diferentes procedimentos discursivos fundados no uso de determinados operadores linguísticos nos enunciados postos mostra a construção de diferentes procedimentos de midiatização, permitindo a formulação de categorizações relacionadas a diferentes modos de informar sobre a metrópole e assim enunciar a cidade. Organizadas sob os eixos da objetivação e subjetivação, pautados ora por maior aproximação ora maior
distanciamento essas categorizações podem ser relacionadas a diferentes regimes de interação e de sentido os quais participam na estruturação de uma imagem de cidade permitindo um aprofundamento nas relações de midiatização na construção do sentido em ambientes midiáticos tomados como instâncias de sociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-13

Como Citar

Silva, S. B. da. (2014). Modos de enunciação da cidade de São Paulo na mídia impressa. Estudos Semióticos, 10(2), 66-78. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2014.90147

Edição

Seção

Artigos