Articulações entre desejo e proibição no cartaz do filme Lolita

Autores

  • Felipe Santos dos Reis Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.128866

Palavras-chave:

Cartaz de filme, Semiótica discursiva, Percurso gerativo de sentido

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise semiótica do cartaz de lançamento teatral do filme em Lolita em (EUA, Inglaterra, 1962), dirigido por Stanley Kubrick, a fim de descrever as inter-relações estabelecidas entre as linguagens verbal e imagética na constituição da unidade significante do texto. Adotando a perspectiva da Semiótica Discursiva, o estudo conduzido aqui parte da concepção de texto sincrético para investigar a produção de sentido por meio do percurso gerativo de sentido, no que concerne aos níveis fundamental, narrativo e discursivo. Mais especificamente, a descrição e interpretação do cartaz do filme Lolita (1962) tencionam identificar como a oposição desejo vs. proibição, que opera no nível fundamental e que organiza a construção de sentido do texto, pode ser também detectada no nível narrativo, por meio de uma descrição dos sujeitos e dos objetos nos quais os valores desses sujeitos são investidos, e, por fim, no nível discursivo, focalizando as categorias sintáticas de pessoa, tempo e espaço, a fim de examinar a forma como um sujeito da enunciação converte tais estruturas narrativas em discurso. A interpretação viabilizada pela teoria adotada aqui é capaz de explicar como o triângulo amoroso em torno do qual gira a narrativa fílmica (e também literária, a propósito) é representado em termos de quantidade de figuras e de organização de figuras e frases no suporte planar.

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Biografia do Autor

  • Felipe Santos dos Reis, Universidade Federal da Paraíba

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Articulações entre desejo e proibição no cartaz do filme Lolita. (2018). Estudos Semióticos, 14(3), 69-83. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.128866