Estados de alma, efeitos tensivos e modos de compatibilização entre melodia e letra em três canções de Chico Buarque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.186378

Palavras-chave:

Tensividade, Canção, Figurativização, Tematização, Passionalização

Resumo

Este artigo examina, sob o prisma da semiótica da canção de Luiz Tatit (1994; 1996; 1997), a letra e a melodia de três canções de Chico Buarque de Holanda: “Com açúcar, com afeto”, “Cotidiano” e “Sem açúcar”, para demonstrar que o analista de canções deve não apenas devotar atenção à presença recessiva ou dominante dos processos de compatibilização melódicos na canção, mas deve também atentar para os efeitos tensivos que vão se estabelecendo ao longo da canção a partir da co-presença dos três modos de integração, que ora atuam como elemento intenso, ora como elemento extenso, num ajustamento globalizante in/extenso que dará feição ao projeto enunciativo do cancionista.

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Biografia do Autor

  • José Américo Bezerra Saraiva, Universidade Federal do Ceará

    Professor do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

  • Ricardo Lopes Leite, Universidade Federal do Ceará

    Professor do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Estados de alma, efeitos tensivos e modos de compatibilização entre melodia e letra em três canções de Chico Buarque. (2021). Estudos Semióticos, 17(3), 115-130. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.186378