A semiótica da canção: letra, música e performance
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.191373Palavras-chave:
Semiótica, Linguística, Prosódia, Música, EncenaçãoResumo
Não raramente, os estudos semióticos a propósito da canção tendem a isolar a letra e o perfil melódico seja do revestimento musical concreto, quer dizer, da realização concreta da canção por meio da voz e dos instrumentos musicais, em que poesia e música encontram-se articuladas, seja da performance musical, na qual os músicos, uma vez no palco ou na tela, dialogam com o cinema e o teatro, isto é, com as artes dramáticas. No ensaio semiótico seguinte, busca-se ir além de tais estudos semióticos, visando estender seus alcances teóricos para além dos elos abstratos entre letra e melodia, nos quais a instrumentalização e a performance musicais sequer chegam a ser consideradas.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Porto: Edições 70, 1984.
GUISNBURG, Jacó; COELHO NETTO, J. Teixeira; CARDOSO, Reni Chaves. Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.
TATIT, Luiz. O cancionista. São Paulo: Edusp, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antônio Vicente Pietroforte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.