O ritmo que vem das sílabas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.192424

Palavras-chave:

Semiótica tensiva, Acento, Incrementos, Apreciação

Resumo

Este trabalho examina a teoria silábica de Ferdinand de Saussure como uma espécie de maquete construída no plano da expressão para se pensar o papel do acento no plano do conteúdo da linguagem. Baseado em princípios formulados pela atual semiótica tensiva, concebe um acento desacelerado, composto de várias etapas de aumento e diminuição de tonicidade, as quais expressam de algum modo o ritmo regular – sujeito a acidentes paradoxais – do sentido humano. Trata-se, portanto, de um acento analítico, uma vez que pode ser subdividido e examinado em cada uma dessas etapas gradativas que servem de referência para as nossas incessantes apreciações dos fenômenos cotidianos.

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Biografia do Autor

  • Luiz Tatit, Universidade de São Paulo

    Docente do Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Teoria, epistemologia e metodologia