A voz e a letra na música sacra: uma análise cancional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49274Palavras-chave:
canção cristã, semiótica da canção, música sacraResumo
Neste artigo, examinamos uma composição moderna para quarteto vocal masculino – “Eu quero olhar”, de Jader Santos –, a partir do modelo teórico de Luiz Tatit de análise semiótica da canção, a fim de detectar as interações sintáxicas e as operações conceituais que atuam na compreensão da canção cristã. Boa parte dos estudos sobre a música sacra contemporânea tem analisado o seu entorno sociológico e teológico, constituindo a música gospel como objeto preferencial de pesquisas. Nosso objetivo é buscar uma compreensão dos mecanismos internos dessa música, sendo que o exemplo musical escolhido, em razão de seu grau de refinamento de letra, melodia e harmonia, estabelece um patamar distinto para a observação analítica. Não raro, deparamo-nos com análises cancionais que ressaltam somente a letra da música. No entanto, as letras de músicas podem também ser estudadas levando-se em consideração a totalidade estética, em que letra, melodia, harmonia, ritmo e arranjo interrelacionam-se como elementos musicais imprescindíveis. Ademais, o modelo teórico de análise cancional de Luiz Tatit, teoria que privilegia o estudo da compatibilidade entre letra e melodia, permite a identificação dos valores de ordem tensiva que cooperam no processo de construção do sentido de uma canção.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-12-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.
Como Citar
A voz e a letra na música sacra: uma análise cancional. (2010). Estudos Semióticos, 6(2), 86-95. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49274