Enunciação em meios digitais

Autores

  • Lucia Teixeira Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Karla Faria Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).
  • Sandro Torres de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2017.141616

Palavras-chave:

enunciação, proto-enunciador, multibreagem

Resumo

O artigo apresenta duas contribuições teóricas e analíticas, que demonstram a necessidade de reconceber a herança greimasiana para explicar a complexidade das relações enunciativas convocadas pela cibercultura. Na análise de jornais digitais, as estratégias enunciativas, ao debrear as categorias de pessoa, tempo e espaço no discurso, acolhem as experiências descentradas e não-lineares de espaço e tempo e a multiplicação de subjetividades. O leitor de jornais digitais não só comenta notícias, mas as faz circular em redes sociais e chega mesmo a produzi-las e enviá-las para publicação. Os papéis de enunciador e enunciatário perdem sua configuração clássica, pois não se trata mais da reversibilidade de papéis prevista em qualquer ato enunciativo, mas de um deslocamento das funções originais de cada uma dessas posições discursivas, tradicionalmente correspondentes às instâncias de produção e recepção do discurso. Propõe-se o conceito de proto-enunciador para designar os múltiplos papéis exercidos pelo enunciador do jornalismo disseminado na rede digital. Já a análise da cena comunicativa estabelecida nas experiências vividas em ações publicitárias que se utilizam dos recursos tecnológicos da realidade aumentada permite identificar um processo complexo de confusão entre os mecanismos de debreagem e embreagem, tais como o define a semiótica discursiva, pois a sobreposição das categorias de pessoa, tempo e espaço, numa zona que hibridiza o concreto e o virtual, tanto projeta o sujeito no enunciado quanto neutraliza essa projeção, ao fazê-lo retornar à enunciação. O mecanismo de projeção de categorias enunciativas nesse objeto foi nomeado multibreagem.

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Biografia do Autor

  • Lucia Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF).
    Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Semiótica e Discurso (SeDi). É pesquisadora 1-C do CNPq e foi presidente da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) até agosto de 2017.
  • Karla Faria, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).
    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora de espanhol da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). É membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso (SeDi).
  • Sandro Torres de Azevedo
    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Retórica do Consumo (ReC) e do Grupo de Pesquisa em Direito, Mídia e Sociedade (DIMIS). É membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso (SeDi).

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Publicado

2017-12-20

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