A dicção do cancionista: percurso de um conceito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.180863

Palavras-chave:

Semiótica da Canção, Cancionista, Dicção

Resumo

De caráter histórico-teórico, este artigo pretende elaborar uma arqueologia da semiótica da canção à luz da ideia de dicção, com o intuito de recuperar tanto o desenvolvimento da teoria quanto o do conceito, ou seja, restaurar o percurso de ambos para compreender seus modos de constituição. Tomar-se-ão para análise os escritos de Luiz Tatit sobre canção popular publicados como livros ou capítulos de livros, os quais, por terem sido compilados pelo autor nesse formato, se nos apresentam como sua principal obra. Os textos serão cronologicamente examinados a fim de se avaliar como, quando e onde aparece a noção de dicção na produção bibliográfica do semioticista brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Zeno Queiroz, Universidade de São Paulo

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Teoria, epistemologia e metodologia

Como Citar

A dicção do cancionista: percurso de um conceito. (2021). Estudos Semióticos, 17(3), 66-82. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.180863