Analise semiótica da imagem de uma cadeira

Autores

  • Julio Monteiro Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luana Marinho Matos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2011.35255

Palavras-chave:

imagem, design, significação Charles Sanders Peirce

Resumo

Este artigo toma por base a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, considerando o signo como qualquer coisa que representa outra entidade, além de si mesmo. A teoria é aqui adotada para estudar e apresentar parte da significação proposta pela observação de uma imagem de cadeira Thonet – modelo 209. O estudo desenvolvido considerou a cadeira sob seus aspectos materiais e formais, que são possíveis de serem percebidos pela observação visual do objeto. Isso se deve à intenção de salientar o design do mobiliário, como campo de interação dos valores visuais da forma, que são aqui apresentados como signos ou elementos de significação. Diante do exposto, os dados histórico-contextuais não são primeiramente considerados neste estudo, que, mais especificamente, trata dos elementos visuais do objeto. Em particular ou em conjunto, esses elementos são considerados signos capazes de configurar a significação do objeto, dentro do contexto cultural da atualidade. Todavia, comparada com outras manifestações, essa significação insere o objeto no contexto histórico-evolutivo do mobiliário. Pois, as formas, os materiais e os processos de estruturação são historicamente referenciados em outros exemplares, permitindo a comparação da aparência do objeto em estudo com outras peças do mobiliário, as quais foram produzidas em outros momentos ou lugares específicos, ao longo da História.

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Publicado

2011-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Analise semiótica da imagem de uma cadeira. (2011). Estudos Semióticos, 7(2), 102-109. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2011.35255