Relações entre gênero e éthos na canção popular brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49233Palavras-chave:
éthos, gêneros do discurso, análise do discurso, canção popular brasileiraResumo
As considerações que apresentamos tratam das relações entre gênero discursivo e éthos do enunciador na canção popular brasileira. Partindo das reflexões esboçadas pelo pensador russo Mikhail Bakhtin no clássico texto “Os gêneros discursivos”, chegaremos às concepções de Dominique Maingueneau sobre éthos e cenas da enunciação e às propostas de Jean-Michel Adam para as relações entre discurso e texto. Por meio desse percurso teórico, pretendemos não só estudar a construção do éthos segundo as características de um gênero discursivo específico, no caso a canção popular, mas também compreender como as coerções e possibilidades que o gênero impõe e oferece ao enunciador determinam a constituição discursiva de seu éthos. Posto isso, tomamos agora como orientação o modelo proposto pelo semioticista Luiz Tatit para o estudo da significação na canção popular brasileira, com o objetivo de observar o comportamento do éthos do enunciador, tendo em vista a relação entre o componente melódico e o linguístico, característica fundamental desse gênero discursivo. Nesse contexto, propomos os conceitos de éthos inerente - exigido pelo gênero - e de éthos assumido - possibilitado pelo gênero e adotado pelo enunciador - a fim de demonstrar como a cena genérica e a cenografia concorrem para a constituição do éthos do enunciador na canção popular brasileira.Downloads
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Publicado
2009-06-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Relações entre gênero e éthos na canção popular brasileira. (2009). Estudos Semióticos, 5(1), 52-62. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49233