Intensidade e extensidade: proposta de análise semiótica das dissonâncias harmônicas musicais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49270Palavras-chave:
tensividade, Schoenberg, harmonia, análise musicalResumo
Na tradição do estudo e da análise da música ocidental dita “erudita”, os elementos consonantes e dissonantes ocupam um espaço central que tem origem nos primeiros manuais do contraponto palestriniano e culminam nos tratados de harmonia do início do século XX. O aparato harmônico conferido a determinada obra é um ponto de definição e classificação de estilo, escola, forma e outras características que inserem determinada obra num contexto e não em outro. A partir de propostas do compositor e teórico Arnold Schoenberg sobre as consonâncias e dissonâncias na harmonia tonal, debatemos a pertinência de uma análise de intensidades e extensidades nas relações intervalares simultâneas propondo, assim, um padrão de análise no campo musical tonal e temperado. Por meio da relação das vibrações que definem a altura de um som, discutimos a adoção de uma escala gradativa de resultantes dissonantes e consonantes e sua possibilidade de semiotização. Tal processo de análise abrirá a possibilidade de encontrarmos micro-movimentos tensivos que, articulados entre si, compõem a curva de intensidades pertinentes ao desenvolvimento da obra. Os conceitos de base encontram-se no campo da semiótica tensiva e, embora não sejam aspectos recentes da teoria, perceberemos que, ao ingressar no domínio das linguagens não verbais, novas fronteiras se abrem para novas reflexões. A aplicabilidade do modelo aqui proposto circunscreve a tradição ocidental e, sobretudo, no âmbito das análises harmônicas em que os princípios não tonais regem os procedimentos composicionais.Downloads
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Publicado
2010-12-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Intensidade e extensidade: proposta de análise semiótica das dissonâncias harmônicas musicais. (2010). Estudos Semióticos, 6(2), 49-54. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49270