O estilo dos gêneros digitais

Autores

  • Daniervelin Renata Marques Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2014.90146

Palavras-chave:

gêneros digitais, estilo, semiótica francesa

Resumo

Este texto tem como ponto de partida a análise de chats e fóruns de dois cursos online sob o viés da teoria semiótica francesa aliada à teoria dos gêneros de Bakhtin. Nosso objetivo é compreender os mecanismos de produção de sentido nessas práticas, na medida em que elas se vinculam a ajustamentos sensíveis e “contagiam” a estrutura dos gêneros como totalidade. Aqui, trataremos das regularidades e sensibilidades que constituem as práticas digitais, as quais, atreladas aos gêneros, neles se manifestam como sistema de regras
passíveis de inovações em uso. Para isso, partimos de algumas características dos gêneros chat e fórum da esfera educacional visando ao conjunto de gêneros digitais dentro de uma teoria geral dos gêneros. Das análises feitas, depreendem-se recorrências que apontam para o estilo do gênero chat e para o estilo do gênero fórum, que permitem, em consequência, a identificação de características mais gerais que remetem ao estilo do gênero digital da esfera educativa. Deste estudo emergem então questões ainda pouco exploradas, como: o estilo dos gêneros digitais e categorias para sua depreensão; modos de ensino e de aprendizagem acolhidos pela
prática educativa digital; formas de vida pedagógico-digital e procedimentos de ajustamento desenvolvidos pelos
sujeitos, entre outras, condizentes com nossos objetivos.

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Publicado

2014-12-13

Edição

Seção

Artigos

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