Um estudo semiótico de The Couple in the Cage: A Guatinaui Odyssey

Autores

  • Maria Vitória Laurindo Siviero Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.120538

Palavras-chave:

Performance, Arte, Semiótica

Resumo

Esse artigo discute a performance enquanto manifestação artística. Diante da dificuldade de precisar as características gerais desse gênero experimental, utilizei a semiótica como principal ferramenta para analisar um ato performático e compará-lo a outras duas obras, a fim de destacar a existência de fenômenos recorrentes nos diferentes casos. Por meio de uma abordagem greimasiana, foi analisada a obra “The Couple in the Cage: A Guatinaui Odyssey”, um ato performático realizado no ano de 1992, por dois artistas lanito-americanos, Guillermo Gomez-Peña e Coco Fusco, os quais, vestidos como aborígenes, trancaram-se em uma jaula e passaram três dias compondo parte do acervo de museus da Europa, EUA e México. A performance em questão foi comparada com “Rape Scene” (1973), da artista Ana Mendieta, e “First Woman at the Moon” (1999), realizada por Aleksandra Mir, sendo um dos principais objetivos dessa investigação o levantamento de elementos comuns a todas as obras, possibilitando uma observação mais precisa de tais fenômenos a fim de demonstrar que tais obras possuem aspectos por meio dos quais é possível agrupá-las na categoria “performance”, pois essa linguagem se difere de outras manifestações artísticas (como a música, teatro, pintura, etc.) e garante sua autonomia por meio de uma série de características próprias ao gênero.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Vitória Laurindo Siviero, Universidade de São Paulo
    Mestranda em Linguística pelo programa de pós-graduação de Semiótica e Linguística Geral da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Um estudo semiótico de The Couple in the Cage: A Guatinaui Odyssey. (2016). Estudos Semióticos, 12(1), 67-73. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.120538