Análise semiótica do comportamento vocal em duas gravações de “Sonhos”

Autores

  • Regina Machado Professora Doutora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.
  • Clenio de Moura Abreu Mestrando em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.127612

Palavras-chave:

canção, comportamento vocal, sentido

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do comportamento vocal em duas interpretações distintas da canção “Sonhos” do compositor Peninha. A primeira foi extraída do compacto gravado por Peninha em 1977, primeiro registro da canção. A segunda trata-se da versão de Caetano Veloso para o disco Cores, Nomes de 1982. Num primeiro momento foi desenvolvida uma análise cancional, na qual discorremos sobre os elos de melodia e letra no interior da canção, tendo como referencial teórico a Semiótica da Canção, prática descritiva desenvolvida por Luiz Tatit. Em seguida, a partir da escuta atenta dos dois fonogramas, foi realizada uma análise de cada uma das interpretações, com o intuito de compreender como se dá, através de cada intérprete, a explicitação dos sentidos inscritos na canção. Para tanto, nos utilizamos da Análise Semiótica do Canto Popular, prática analítica desenvolvida por Regina Machado a partir de estudos sobre a Semiótica da Canção em junção com estudos sobre os elementos da voz.

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Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise semiótica do comportamento vocal em duas gravações de “Sonhos”. (2016). Estudos Semióticos, 12(2), 29-37. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.127612