Reflexões sobre o espaço da canção nos documentos parametrizadores nacionais para o Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.170942

Palavras-chave:

Canção, Semiótica, Objeto de ensino, Documentos parametrizadores, Livro didático

Resumo

O presente estudo tem como objetivo problematizar as orientações para o trabalho com a canção, como gênero multissemiótico, nos documentos parametrizadores de Língua Portuguesa destinados ao sexto e ao sétimo anos do Ensino Fundamental, em contexto nacional. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se na concepção marxista de formação integral do ser humano, que norteia os mencionados documentos oficiais, e associando-a aos estudos sobre canção em Tatit (1997; 2003) e em Baltar et al. (2019). A partir destes norteamentos, buscaremos responder às seguintes perguntas: i) Como se relacionam as propostas de ensino e aprendizagem da canção nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2018)? ii) Como se materializam as propostas de trabalho com a canção em livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2020? Considera-se que, a partir do presente trabalho, é possível contribuir para a reflexão dos profissionais da grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, em particular os de Letras que trabalham a canção na escola, além de fomentar a existência de novas pesquisas, possivelmente interdisciplinares, sobre a canção como objeto de conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Tayná Miranda de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Florianópolis, SC, Brasil.

  • Marcos Antonio Rocha Baltar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Docente do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, na Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Florianópolis (UFSC), SC, Brasil.

  • Laura Miranda de Castro, Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Florianópolis, SC, Brasil; Bolsista FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas); Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Humaitá, AM.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Reflexões sobre o espaço da canção nos documentos parametrizadores nacionais para o Ensino Fundamental. (2021). Estudos Semióticos, 17(3), 306-325. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.170942