Estratégias semânticas no discurso do MEC e ideologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.199393

Palavras-chave:

Semiótica, Ideologia, Interdiscurso, Engajamento, Discurso do MEC

Resumo

Este artigo tem como objetivo, à luz da semiótica discursiva, analisar as estratégias semânticas empregadas em textos publicados no site do Ministério da Educação (notícias, documentos, programas, especialmente os voltados para a alfabetização) para colocar em circulação certos valores ideológicos, ao mesmo tempo que, ao se apropriar de temas caros aos discursos com os quais mantêm relações polêmicas, os alteram, distorcem ou subvertem. Buscamos mostrar a ênfase no tema da ciência, como ele é tratado nos textos, quais combinações temáticas são a ele associadas, suas relações interdiscursivas polêmicas e consensuais e, nesse contexto, como a figura do  professor é construída. Observou-se que foram operadas triagens, partindo de um regime de exclusão, de modo a restringir o valor da ciência nos discursos governamentais sobre alfabetização, que se associam aos temas da tecnologia, do mercado e da profissionalização. Há também uma divisão de papéis temáticos no que se refere aos atores que estão envolvidos no fazer pedagógico, de modo que os professores são sujeitos operadores das atividades práticas pensadas e elaboradas por “especialistas”, dotados de um saber científico e técnico eficaz.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regina Souza Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Docente do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Referências

ACTA SEMIOTICA ET LINGUISTICA. Semiótica e ensino. Paraíba: Editora UFPB, v. 26, n. 2, 2021. Edição especial. ISSN on-line 2446-7006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/actas/issue/view/2677. Acesso em: 15 jun. 22.

ACTA SEMIOTICA. La pandémie: hasard ou signification. São Paulo: USP, 2021. ISSN 2763-700X. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/actasemiotica/12021. Acesso em: 15 jun. 2022.

ACTES SÉMIOTIQUES. Sémiotique de la violence. Limoges, n. 125, 2021a. Dossier. e-ISSN: 2270-4957. Disponível em: https://www.unilim.fr/actes-semiotiques/7108. Acesso em: 15 jun. 2022.

ACTES SÉMIOTIQUES. Des nudges dans les politiques publiques: un défi pour la sémiotique. Limoges, n. 124, 2021b. Dossier. e-ISSN: 2270-4957. Disponível em: https://www.unilim.fr/actes-semiotiques/6679. Acesso em: 15 jun. 2022.

ACTES SÉMIOTIQUES. Limoges, n. 123, 2020. e-ISSN: 2270-4957. Disponível em: https://www.unilim.fr/actes-semiotiques/6399. Acesso em: 15 jun. 2022.

ALONSO ALDAMA, Juan; BERTRAND, Denis; DARRAS, Bernard; SCIULLO, Flore Di. Sémiotique impliquée. L’engagement du chercheur face aux sujets brûlants. Paris: L'Harmattan, 2021.

BARONE, Isabelle. Uso da ciência é marca do governo Bolsonaro mesmo antes da pandemia, diz secretário do MEC. Gazeta do Povo, 09/02/2021. Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/uso-ciencia-marca-governo-bolsonaro-antes-pandemia-secretario-mec/. Acesso em 15/06/2022.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Ser uma semioticista ontem e hoje. Entrepalavras, 10 (esp.), maio de 2020, p. 113-132. Disponível em http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1797. Acesso em 09/06/2022.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Atual, 1988.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Uma reflexão semiótica sobre a “exterioridade” discursiva. Alfa, 53(2), 351-364, 2009. Disponível em https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2120/1738. Acesso em 09/06/2022.

CAPACITAÇÃO on-line sobre práticas de alfabetização tem mais de 1 milhão de acessos”, Portal do MEC, 30/04/2020. Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/capacitacao-on-line-sobre-praticas-de-alfabetizacao-tem-mais-de-1-milhao-de-acessos. Acesso em 15/06/2022.

CASTRO, Tamara. Letramento e/ou literacia? Entrevista com Clecio Bunzen (UFPE) sobre diferenças conceituais e práticas dos termos relacionados a políticas, estudos, ensino e aprendizagem da língua escrita. Portal CENPEC, 09/12/2019. Disponível em https://www.cenpec.org.br/tematicas/letramento-e-ou-literacia-distincoes-e-aproximacoes. Acesso em 15/06/2022.

CURSO ABC: professores aplicam conteúdo em sala de aula. Portal do MEC, s. d. Disponível em http://alfabetizacao.mec.gov.br/ultimas-noticias/305-curso-abc-professores-aplicam-conteudo-em-sala-de-aula. Acesso em 15/06/2022.

ESTAY STANGE, Verónica; HORREIN, Raphaël. Reculer pour mieux s’engager ? Sémiotique et Cultural Studies. In: ALONSO ALDAMA, Juan; BERTRAND, Denis; DARRAS, Bernard; SCIULLO, Flore Di. Sémiotique impliquée. L’engagement du chercheur face aux sujets brûlants. Paris: L'Harmattan, 2021.

FERNANDES, Giuliano. MEC institui Conabe e painel de especialistas em alfabetização. Portal do MEC, 19/08/2019. Disponível em http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/79261-mec-institui-conabe-e-painel-de-especialistas-em-alfabetizacao. Acesso em 15/06/2022.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1998.

FIORIN, José Luiz. Operações enunciativas do discurso da extrema-direita. Discurso & Sociedad, 13 (3), 2019, p. 370-382. Disponível em http://www.dissoc.org/ediciones/v13n03/DS13%283%29Fiorin.pdf. Acesso em 15 de jun de 2022.

FONTANILLE, Jacques. A semiótica hoje: avanços e perspectivas. Estudos Semióticos, 12 (2), dez. 2016, p. 1-9. Disponível em https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/127608. Acesso em 15 de junho de 2022.

FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. São Paulo: Contexto, 2007.

FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e significação. São Paulo: Discurso Editorial/Humanitas/FFLCH-USP, 2001.

GOMES, Regina Souza. A crise do valor da ciência: entre a exclusão e a participação. Cadernos de Linguística, 2 (1), abril 2021, p. 1-13. Fonte: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/353. Acesso em 15/06/2022.

GONÇALVES, Gabriela. Dia do Professor é lembrado com orgulho pelo corpo administrativo do MEC. Portal do MEC, 15/10/2021. Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/dia-do-professor-e-lembrado-com-orgulho-pelo-corpo-administrativo-do-mec. Acesso em 15/06/2021.

GREIMAS, Algirdas Julien. O saber e o crer: um único universo cognitivo. In: Sobre o sentido II: ensaios semióticos. São Paulo: Nankin/Edusp, 2014. p. 127-145.

KERSYTÉ, Nijolé. L'idéologie réactualisée dans la sémiotique de Greimas. Actes Sémiotiques, 123, 2020. Disponível em: https://www.unilim.fr/actes-semiotiques/6505. Acesso em 15/06/2022.

MINISTÉRIO da Educação. Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências [recurso eletrônico]. Brasília, DF : MEC/Sealf, 2020.

PERA, Guilherme; MENEZES, Dyelle. MEC homenageia professor que salvou alunos em Charqueadas, no RS. Portal do MEC, 06/09/2019. Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-homenageia-professor-que-salvou-alunos-em-charqueadas-no-rs. Acesso em 15/06/2022.

PERA, Guilherme; MENEZES, Dyelle. MEC presta homenagem à família de professor assassinado em escola. Portal do MEC, 04/05/2020. Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-presta-homenagem-a-familia-de-professor-assassinado-em-escola. Acesso em 15/06/2022.

PORTELA, Jean Cristtus. Semiótica e ideologia. Revista do GEL, 16 (1), dez. 2019, p. 132-142. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/2778. Acesso em 15/06/2022.

PROFESSOR do Instituto Federal Goiano é o único brasileiro finalista do prêmio considerado o "Nobel da Educação”. Portal do MEC, 15/10/2021. Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/professor-do-instituto-federal-goiano-e-o-unico-brasileiro-finalista-do-premio-considerado-o-nobel-da-educacao201d. Acesso em 15/06/2022. Acesso em 15/06/2022.

SCHWARTZMANN, Matheus Nogueira; PORTELA, Jean Cristtus. Reflexões para uma semiótica das culturas: o caso da identidade trans. In: BUENO, Alexandre Marcelo; MANZANO, Luciana Carmona Garcia; ABRIATA, Vera Lucia Rodella. As crises na/da contemporaneidade: análises discursivas (p. 196). Franca: Universidade de Franca, 2017.

SECRETARIA de Alfabetização lança o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências. Portal do MEC, 14/04/21. Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/secretaria-de-alfabetizacao-lanca-o-relatorio-nacional-da-alfabetizacao-baseada-em-evidencias. Acesso em 15/06/2022.

SICOOB Saromcredi e o Movimento CoopEducação promoveram live acerca da alfabetização, Portal do MEC, 22/04/21. Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/sicoob-saromcredi-e-o-movimento-coopeducacao-promoveram-live-acerca-da-alfabetizacao. Acesso em 15/06/2022.

SUCENA, Ana; NADALIM, Carlos Francisco de Paula. ABC na prática: construindo alicerces para a leitura. Brasília: Ministério da Educação (MEC)/ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021.

ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.

ZILBERBERG, Claude. La structure tensive. Suivi de Note sur la structure des paradigmes et de Sur la dualité de la poétique. Liège: Presses Universitaires de Liège, 2012.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Estratégias semânticas no discurso do MEC e ideologia. (2022). Estudos Semióticos, 18(3), 238-257. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.199393