Estudo semiótico da interface gráfico-digital interativa Picasso Head

Autores

  • Ângela Ribas Cleve Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcia Melo Bortolato Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2011.35269

Palavras-chave:

interface gráfico-digital, desenho, diversão, conhecimento

Resumo

A teoria semiótica proposta por Charles Sanders Peirce (1839-1914) é parcialmente apresentada neste texto, indicando recursos teóricos para uma reflexão sobre a interface gráfico-digital Picasso Head. Essa é uma interface gráfico-interativa, multimídia e hipertextual que oferece ao usuário a possibilidade de compor desenhos. Para tanto, é disponibilizado um acervo gráfico predeterminado, com diversos traços que se assemelham à expressão gráfica dos desenhos do artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973). A fama do artista justifica a proposta da interface, que convida o usuário a compor desenhos de cabeças humanas, com traços previamente escolhidos no repertório de expressões do artista. Os traços pré-existentes e disponibilizados na interface são índices gráfico-digitais que possibilitam ao usuário compor desenhos na forma de signos icônicos que, consideradas as devidas proporções, se mostram semelhantes em alguns aspectos aos retratos anteriormente produzidos pelo artista. A plasticidade da mídia digital permite o livre exercício de composição de novas figuras a partir da escolha de elementos predeterminados. Esses recursos caracterizam a interface como um ambiente lúdico-interativo, projetado e destinado para diversão, criação, informação e conhecimento, introduzindo aspectos significativos diferenciados que vão além dos significados imediatamente percebidos, porque se apresenta como campo de possibilidades diversas no relacionamento com o usuário.

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Publicado

2011-06-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estudo semiótico da interface gráfico-digital interativa Picasso Head. (2011). Estudos Semióticos, 7(1), 114-125. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2011.35269