Reflexões acerca da possibilidade de prevenção do autismo

Autores

  • Fernanda Delai Lucas Adurens Centro Interdisciplinar de Diagnóstico e Tratamento Precoce dos Distúrbios Globais do Desenvolvimento - Espaço Escuta
  • Maribél de Salles de Melo Centro Interdisciplinar de Diagnóstico e Tratamento Precoce dos Distúrbios Globais do Desenvolvimento - Espaço Escuta

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p150-165

Palavras-chave:

transtorno autístico, prevenção primária, psicanálise

Resumo

Este texto tem como objetivo estu- dar e investigar a possibilidade de identificação dos traços autísticos em bebês. O cuidado precoce quan- to às questões psíquicas possibilita a prevenção de psicopatologias na infância. A análise é de caráter teórico, ilustrada por recortes de casos clínicos; a fundamentação teórica é pautada por uma revisão crítica da literatura especializada, por meio de artigos científicos e livros. Os resultados assinalam avanço científico de pesquisas que apontaram a importância e a eficácia da detecção precoce de risco psíquico, incluindo o autismo. 

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Biografia do Autor

Fernanda Delai Lucas Adurens, Centro Interdisciplinar de Diagnóstico e Tratamento Precoce dos Distúrbios Globais do Desenvolvimento - Espaço Escuta

Psicóloga. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce Universidade do Contestado (UnC-SC)

Maribél de Salles de Melo, Centro Interdisciplinar de Diagnóstico e Tratamento Precoce dos Distúrbios Globais do Desenvolvimento - Espaço Escuta

Psicanalista. Analista membro da Associação Psicanalítica de Curitiba. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce pela Universidade do Contestado (UnC-SC) e em Transtornos do Desenvolvimento Infantil e Adolescência do Centro Lydia Coriat pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV). Diretora Clínica do Espaço Escuta e Supervisora no Centro Mãe Paranaense, Londrina-PR.

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Publicado

2017-07-12

Como Citar

Adurens, F. D. L., & Melo, M. de S. de. (2017). Reflexões acerca da possibilidade de prevenção do autismo. Estilos Da Clinica, 22(1), 150-165. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p150-165

Edição

Seção

Experiência Institucional