Uma relação educativa na transferência: o discurso como ato educativo

Autores

  • Vincent Gevrey Universidade Paris 8 VincennesSaint-Denis

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p691-699

Palavras-chave:

relação educativa, transferência, contratransferência, discurso educacional, abordagem psicanalítica

Resumo

Este artigo investiga a contratransferência na relação educativa a partir da experiência institucional de acompanhamento de um adolescente durante a participa- ção em uma oficina terapêutica de escrita-teatro. Desenvolvendo retrospectivamente uma reflexão clínica sobre as implicações contratransferenciais que se revelaram em minha prática profissional, proponho uma reflexão sobre meu engajamento psíquico como educador no ato educativo do afeto, apoiando-me em uma perspectiva psicanalítica, a fim de compreender o que estabelece uma relação. Assim, este artigo se propõe a responder à questão: o que quer dizer estar na relação?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vincent Gevrey, Universidade Paris 8 VincennesSaint-Denis

Doutorando em Ciências da Educação. Membro da equipe de pesquisa Abordagens clínicas da educação e da formação da Universidade Paris 8 VincennesSaint-Denis, Paris, França.

Downloads

Publicado

2016-12-17

Como Citar

Gevrey, V. (2016). Uma relação educativa na transferência: o discurso como ato educativo. Estilos Da Clinica, 21(3), 691-699. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p691-699

Edição

Seção

Artigos