O espaço potencial: da origem à evolução

Palavras-chave: espaço potencial, Winnicott, teoria do amadurecimento, brincar, área de experiências culturais.

Resumo

Estudo sobre o conceito e a teoria do espaço potencial de D. W. Winnicott. Realizou-se uma leitura exaustiva da obra desse autor e de estudiosos dela. Não há consenso entre estes sobre o momento em que o espaço potencial se constitui na linha do amadurecimento do indivíduo e acerca das expressões utilizadas para nomeá-lo. Para Winnicott, o espaço potencial é o locus de um processo que acontece no indivíduo, iniciando-se em uma área intermediária, com seus fenômenos e objetos transicionais, e evolui para o brincar, para o brincar compartilhado e para as experiências culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição Aparecida Serralha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pesquisadora colaboradora (pós-doutorado) do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH/Unicamp). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberlândia, MG, Brasil.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
Serralha, C. (2019). O espaço potencial: da origem à evolução. Estilos Da Clinica, 24(1), 157-172. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p157-172