Um espaço para uma verdade da experiência de transmissão?

Autores

  • Robert Levy Association Analyse Freudiènne. Paris, França

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i3p419-424

Palavras-chave:

Escola de psicanálise, Transmissão, Verdade, Singular, Universal

Resumo

A escola de psicanálise: o lugar para a verdade da experiência da transmissão. Toda a dificuldade deste tipo de experiência reside na irredutível singularidade do ato que se opõe necessariamente à verdade geral, universal. Dizemos que a transmissão não pode ser entendida na escola de psicanálise senão ao modo de uma verdade no um a um. Isto é, se a dimensão do real se opõe à toda veleidade de universalização. Aliás, a noção mesma de escola em psicanálise coloca uma questão delicada. Com efeito, considerar uma escola seria ter resolvido antecipadamente um a priori de elementos constitutivos de uma transmissão que asseguraria a realização desta transmissão de modo universal para todos. Ora, a dimensão de perda e de incerteza daquilo que se transmite no um a um não permite postular a noção de escola senão no só-depois daquilo que se pôde ou não fazer transmissão para um sujeito dado. Pretendemos neste texto tentar articular essas dimensões de modo a interrogar os termos de escola e de transmissão face a um verdade que não pode ser postulada como toda.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Freud, S. (1985). Résultats, idées, problèmes. Paris: PUF. (Trabalho original publicado em1901).

Lacan, J. (2007). Le mythe individuel du névrosé. Paris: Le Seuil.

Lacan, J. (1971). Acte de fondation de l’EFP. Paris: EFP.

Lacan, J. (1991). Le séminaire: le transfert (Livre VIII). Paris: Le Seuil.

Lacan, J. (2001). De Rome 53 à Rome 67: La psychanalyse raison d’un échec. In J. Lacan, Autres écrits (pp. 341-349). Paris: Seuil.

Lacan, J. (1978). Conclusion du Congrès sur la transmission. Lettres de l’EPF. (n.25, vol.1, pp. 219-220).

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Um espaço para uma verdade da experiência de transmissão?. (2019). Estilos Da Clinica, 24(3), 419-424. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i3p419-424