O que é um pai para uma criança? considerações sobre o caso Hans
Palavras-chave:
Psicanálise, Pai, Função paterna, Criança, Lacan, FreudResumo
O artigo trata da concepção de Lacan sobre a função paterna presente em seu comentário sobre o caso Hans, no Seminário 4, de 1956-57. Pretendemos mostrar que, paralelamente à leitura de um ideal da função interditora do pai, da qual decorre a argumentação de Lacan em favor da inoperância do pai de Hans, é possível encontrar, já nessa época, a presença de alguns elementos que anunciam a virada conceitual que levará Lacan a concluir que a função do pai não é a de proferir a interdição em si, mas de fazer a ordenação de um ponto de hiância, já presente na estrutura. O que é um pai?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. O material deve ser acompanhado também de uma declaração de direito autoral do(s) autore(s) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, __________, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado __________, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.